sábado, 3 de outubro de 2009

A NOVA CARA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

Dia 18 de setembro fiz no CCBP uma exposição sobre novos cantores brasileiros e apresentei quatro artistas quase desconhecidos para o s assistentes. A seguir, um resumo da exposição para que quem não pôde assistir, fique ligado neste novo cenário musical.

A maioria de pessoas que escutam música brasileira conhecem artistas como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Gal Costa, Caetano Veloso, Rita Lee e Roberto Carlos. Outros mencionam Gilberto Gil, Milton Nascimento, Maria Bethânia e Chico Buarque. Quem conhece um pouquinho a mais, já fala em Alexandre Pires, Só Pra Contrariar, Paralamas do Sucesso, Ivette Sangalo, Ivan Lins, Daniela Mercury e por ai vai. Poucos são aqueles que conhecem Djavan, Emilio Santiago, Maria Rita, Marisa Monte. Menos ainda, nomes que foram motivo da exposição que dei. É deles que quero falar, é deles que vamos conhecer sua obra. É agora que vamos conhecer “A Nova Cara da Música Popular Brasileira”.


PEDRO CAMARGO MARIANO

1974, filho de Elis Regina e Cesar Camargo Mariano, a maior cantora do Brasil e um dos melhores pianistas brasileiros de todos os tempos. Pedro canta, compõe, toca bateria e faz arranjos. Inicia-se em 1990 com seu meio irmão João Marcelo Bôscoli e quatro anos depois começa a carreira solo. O tributo musical que dedica à sua mãe ganha especial na TV e lhe da dimensão nacional.
Em 1996 participa no festival de Jazz de Montreux –famosíssimo- com seu pai, grava depois seu primeiro CD em 1999 e, fazendo parte do projeto “Artistas Unidos” –a semente da nova cara da MPB-, assiste ao Festival Beny Moré, em Cuba.
Logo desse passo importante para a internacionalização, seus seguintes CDs –“Voz no Ouvido” (2000), “Intuição” (2002), “Piano e Voz” (2003), “Pedro Mariano ao vivo” (2005) e “Incondicional” (2009)- o catapultam para 3 indicações ao Grammy Latino como melhor cd pop contemporâneo brasileiro.
Chega de bla bla bla! Olha ai um par de vídeos:

“Pode ser”:

http://www.youtube.com/watch?v=HciqpFqlxr8
“Quase amor”:

http://www.youtube.com/watch?v=IGCO5LERsjs


PAULA LIMA

São Paulo, 1970, estudou piano clássico e Direito. Iniciou como background vocal de Jorge Ben Jor. Em 1992 faz parte da sua primeira banda “Unidade Móvel”; anos depois integra o Grêmio Recreativo Amigos do Samba, Rock, Funk & Soul, participando na gravaçao de CDs de hip hop. O final dos anos noventas a levou à Banda Zomba e à banda funk "Como le Gusta”.
Em 2000 grava seu primeiro CD solo "É Isso Aí“, recebendo indicaçoes para premios Tim de Música e também ao Prêmio Toddy como melhor Álbum de MPB. Recebeu o prestigiado "Troféu Raça Negra" para a categoria melhor cantora.
Todas as influencias recebidas durante sua carreira são evidentes nas duas faixas que apresento, a força da música negra americana, o ritmo embriagador da música brasileira –a presença vívida de Elsa Soares combinada com os cantos gospelianos, numa fusão espetacular e modernissima- e o encanto da mulher brasileira.

“Vou deixar”:

http://www.youtube.com/watch?v=9ama6FpoFoc
“Quero ver você no baile”:

http://www.youtube.com/watch?v=zsFVr7VkEvU


WILSON SIMONINHA

Rio de Janeiro, filho de Wilson Simonal –ícone da musica brasileira nas décadas de 60 e 70- e irmão de Max de Castro.
Desde adolescente estudou harmonia musical, tornando-se tecladista, compositor, produtor e cantor. Foi tecladista do seu pai e da Banda do Zé Pretinho, de Jorge Ben Jor.
Nos 90s revelou-se como recuperador das raízes do samba e da bossa nova clássicos a través do pop e do soul. Envolveu-se também na produção de grandes espetáculos como o Free Jazz Festival e o Hollywood Rock.
Como cantor chegou ate o Japão para gravar com o saxofonista Sadao Watanabe além de parcerias com renomeados músicos brasileiros.
Em 2000 retoma o trabalho de produtor dirigindo uma divisão artística da gravadora Trama para logo se encarregar da S de Samba, sua gravadora, onde produziu jingles e trilhas para longa-metragens e documentários.
Seus últimos CDs evidenciam uma mistura de estilos tão ampla, que cham-se de sambasoul, sambajazz, sambarock e sambalanço.

“Essencia”:

http://www.youtube.com/watch?v=whD1nMWlekc
“É isso que dá”:

http://www.youtube.com/watch?v=BA9ejpRLc3c


JAIR OLIVEIRA

São Paulo, 1975. EstudaMusic production &
Engineering and Music Business no no Berklee College of Music, Boston, formando-se em 1998.
Estréia carreira solo em "Dis'ritmia“ (2001). Segue 'Outro‘ (2002). Seu 3ro trabalho é dividido em 2 partes, os cds 3.1 e 3.2. (este último para ser baixado gratuitamente pela Internet).
Após parceria de sucesso e de grande crescimento e desenvolvimento profissional, lança 'Simples‘ (2006) pelo selo independente “S de Samba”, onde é um dos sócios.
Neste mês, a 11º World Music festival Chicago 2009 o apresentou em parceria com o camaronês Blick Bassy, cantor de afrosouljazz.

“Bom dia anjo”:

http://www.youtube.com/watch?v=7MCMbRSCM0k
“Você por perto”:

http://www.youtube.com/watch?v=fVSSe6fXIyE

EM COMUM

O que eles têm em comum? Pra começar. São filhos de grandes artistas de todos os tempos, que marcaram época na arte brasileira.
Segundo, todos eles fizeram da música uma profissão, a partir dos estudos e logo com empreendimentos comerciais importantes e ambiciosos.
Terceiro: com exceção da Paula Lima, fizeram parte do projeto Artistas Reunidos -fusão de samba e bossa nova com soul music, funk e eletrônica-, acompanhados por Luciana Mello, Pedro Camargo Mariano, Simoninha, João Marcello Bôscolli, Daniel Carlomagno e Max de Castro.
Estão envolvidos também na Trama, gravadora brasileira que fomenta a cena musical independente e o lançamento de talentos, como Otto, Max de Castro, Luciana Mello, Fernanda Porto, Rappin Hood e Cansey de ser Sexy, entre outros, conhecidos como “as novas caras da MPB”. Esta gravadora investe em música eletrônica, é pioneira na solução do impasse dos downloads ilegais de música com a criação dos projetos Álbum Virtual e Download Remunerado. Estes projetos oferecem música gratuita e legal ao usuário, mas remunerada para o artista. Nenhuma produção da Trama tem controle de cópias.

Espero que você tenha gostado destes artistas. Pode encontrar mais deles na web e difundi-los entre seus amigos.


Lev.
Outubro 2009.
Fontes consultadas: youtube, blogs musicais e sítios webs dos artistas.

5 comentários:

  1. Toda a música brasileira é bonita, muito sentimental. Os jovems estao fazendo uma nova música sempre ritmica e melodiosa mas com um novo som, eu acho que bem pode ser chamado de cosmopolita. Mas agora, eu quero brindar meu aplauso a outros jovems: aos jogadores de futebol que acabam de ganhar aos australianos no Mundial de Futebol 3 a 0! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito das musicas brasileiras, elas são muito alegres e me animam. Os tempos cambiam e a musica pode mudar, mas a essência dela persiste sempre nos ritmos e letras destes jovens e outros que difundem a cultura musical do Brasil hoje em dia.

    Giuliana Soto

    ResponderExcluir
  3. Compensadas em alguns, especialmente na medida em que a globalização e as línguas e das empresas.
    Mas todo o futuro é imprevisível.

    Judith Alvarado

    ResponderExcluir
  4. A musica Brasileira é muito bonita desde a Samba atè os ultimos generos musicais mas é romantica e misteriosa.

    ResponderExcluir
  5. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

    ResponderExcluir