quinta-feira, 1 de abril de 2010

O NOME "LEV"

Muitas vezes, quando me apresento com alguém pela primeira vez, a pessoa comenta a particularidade do meu nome. É, decerto, pouco comum, mas vejam quantas informações achei numa busca simples e rápida:

Lev significa coração em hebreu.
Levítico é um livro da Bíblia e da Torá (corpo total dos ensinos e leis judias).
Lev LaOlim é um partido político israelita voltado aos novos imigrantes da Ásia Central (o nome significa "Coração para os Imigrantes")
É a moeda da Bulgária.
É um povo no Azerbaijão.
Leverkusen é uma cidade na Alemanha.

Desta gostei mais:
É um nome masculino de origem eslava, que significa leão. Também se pode encontrar escrito como Liev, Leo, ou diretamente traduzido como Leon.

E para que vejam que não é um nome tão pouco comum, busquei alguns Lev na historia e isto achei, dentre os mais conhecidos:

Lev Ivanovich Yashin
Moscou, 1929-1990, futebolista russo, chamado carinhosamente de “aranha negra”, considerado um dos melhores goleiros da historia do futebol; muito ágil e seguro. Jogou 326 vezes pelo Dínamo de Moscú e 78 pela seleção nacional soviética, agarrando 100 pênaltis, sua grande especialidade. Hoje existe um prêmio com seu nome para o melhor goleiro da Copa do Mundo. Depois do seu falecimento, devido a um câncer de estômago, as autoridades moscovitas decidiram levantar-lhe uma estátua por considerá-lo um dos melhores esportistas de todos os tempos.


Lev Nikoláyevich Tolstói
Leon Tolstoi nasceu em Yásnaya Poliana, província de Tula, Rússia, de mãe princesa e pai conde. Aos 10 anos já era órfão dos dois. Estudou Direito. Participou da guerra com Turquia, mas acabou se desiludindo e arrependendo dela. Aproveitou os descansos para tomar banhos nas fontes termais e começou a escrever. Volta logo para a frívola boemia de San Petersburgo, sentindo um grande vazio e inutilidade. Ele tentou refletir, em sua obra, a sociedade em que vivia.

Leon Trotsky
Lev Davídovich Bronstein, ucraniano, mais conhecido como Leon Trotsky, nasceu em Yanovka, em 7 de novembro de 1879. Morreu assassinado em Coyoacán, Cidade de México, a 21 de agosto de 1940.

Quinto filho de um casal de pequenos terratenentes judeus de classe média. Estudou matemática por breve período, começando então seu ativismo, primeiro no populismo agrário e logo no marxismo. Organizou a Liga Obreira do Sul da Rússia, cujas atividades contra o regime autocrático czarista provocaram sua prisão e posterior desterro à Sibéria.
Político e teórico revolucionário soviético, protagonista da Revolução bolchevique em 1917, que deu origem ao primeiro Estado obreiro do mundo. Negociou a retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial mediante a Paz de Brest-Litovsk. Criou o “Exército Vermelho” que consolidaria definitivamente os logros revolucionários vencendo catorce exércitos estrangeiros e os “Exércitos Brancos” contra-revolucionarios durante a Guerra civil russa. Foi condecorado com a Ordem da “Bandeira vermelha”. Posteriormente, enfrentou-se política e ideologicamente a José Stalin, liderando a Oposição de Esquerda, o que provocou seu exílio y posterior assassinato a mãos da OGPU (Polícia Secreta até 1934).

Lev Davidovitch Landau
Um dos cientistas que mais contribuiu ao desenvolvimento da física no século XX. Grande parte da física do es
tado sólido se baseia nos seus descobrimentos teóricos.
Nasceu em 22 de janeiro de 1908, numa família judia de Baku, no Azerbaijão. Cedo, foi reconhecido como garoto prodígio das matemáticas. Formou-se aos 13 anos num Gymnasium. Em 1922, com apenas 14, entrou na Universidade Estatal de Baku, onde estudou simultaneamente Ciências Físicas-Matemáticas e Química, abandonando esta última depois de um tempo. Em 1924, se entregou ao estudo da Física Teórica na Universidade de Leningrado, alcançando o grau de Doutor aos 21 anos. Anos depois, foi para Copenhagen para trabalhar no Instituto de Física Teórica de Niels Bohr.
Landau foi o físico mais brilhante da União Soviética e um dos mais destacados mundialmente. Estas são suas contribuições mais significativas: Física de Baixas Temperaturas, Física Nuclear, Teoria dos Metais, Energia Estelar, Física dos Raios Cósmicos, Física de Plasmas, Física de Altas Energias, Hidrodinâmica, Física Atômica e sua obra em 9 tomos “Curso de Física Teórica”, escrita junto com seu discípulo Evgeni M. Lifshitz.
Prêmio Nobel em 1962 por seus trabalhos sobre a superfluidez do Helio líquido, além de três Prêmios de Estado, Herói do Trabalho e um Prêmio Lenin. No exterior foi membro da Royal Society de Londres, Medalha Max Planck e Prêmio Fritz London.

Um acidente automobilístico o levou ao hospital, morrendo logo de ser declarado clínicamente morto 4 vezes.


Nota do Blogger: ganhei este nome pois meu pai era físico-matemático, estudioso das partículas elementares e da obra de Landau. Te dedico este post, papá. Debo decirte que me gusta mucho mi nombre.

3 comentários:

  1. Claudia Pacheco13/04/2010, 14:44

    Oi Lev !! Eu tinha esquecido a leitura do blog. Bem interesante o que vc achou do seu nome. Desejo tudo de bom pra vc e seus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Brigado Claudinha, pra vc também, vc sabe!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lev,

    Muito interessante tudo o que você achou sobre seu nome. Decerto, sempre notei que é pouco comum, mas eu nunca lhe perguntei, né? Embora, é bom compartir o nome com um gênio como Tolstoi. Parabéns, prezado amigo leão!

    Abraço,

    Renzo

    ResponderExcluir