domingo, 7 de março de 2010

8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Segunda-feira 8 de maarço comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Sabe a historia por trás desta data?

Em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte-americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve¹.

Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs² morreram carbonizadas.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca
, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica nova-iorquina. Mas foi apenas em 1975, através de um decreto, que a data foi oficializada pela ONU.


Reflexão: O que significa o dia internacional da mulher atualmente? Ela vive a mesma situação em todos os países? Quais são suuas principais conquistas nos últimos tempos? O que lhe falta por conquistar?


¹Greve = Recusa, resultante de acordo, de operários, estudantes, funcionários, etc., a trabalhar ou a comparecer onde o dever os chama até que sejam atendidos em certas reivindicações.
²Tecelã = mulher que tece ou trabalha em teares.

vídeos históricos de mulheres que se destacaram em suas áreas:
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1517766-17856,00-CONFIRA+VIDEOS+HISTORICOS+DE+MULHERES+QUE+SE+DESTACARAM+EM+SUAS+AREAS.html

4 comentários:

  1. Felicitaciones a todas as mulheres do mundo e em especial a minhas colegas do curso de português da embaixada de Brasil. As mulheres demonstram e demonstrassem que estão preparadas para realizar actividades igual ao dos homens, desde que não tenha que intervir a força muscular, ainda que há algumas que a demonstram que não há diferenças. Saludos. Martin

    ResponderExcluir
  2. Sandra Rodríguez08/03/2010, 18:34

    En minha opinião, comemorar na atualidade o Dia internacional da mulher, significa não só uma celebração mais pelos logros das mulheres, senão mais bem, cursa pelo reconhecimiento da igualdade dos direitos das mulheres na sociedade; com mais razão, senão é um segredo para muitos de nós que, a condição e posição das mulheres em diferentes contextos não é a mesma. Para PNUD, as capacidades humanas das mulheres nos últimos vinte anos melhoraram de maneira signficativa (em materia de educacão y saude), no entanto ao mesmo tempo aún persiste a desigualdade entre mulheres e homens em quanto a oportunidades econômicas e políticas; em conclusão, isto é o que nós falta por conquistar.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que...agora e sempre se celebra a força feminina!!
    Ser mulher é alumiar a vida, é viver a vida com alegria, ser mulher é saber que a amizade é qualidade, ser mulher é sentir-se realizada fazendo e sendo o que elegemos fazer e ser, ser mulher é ser autêntica!

    ResponderExcluir
  4. Atualmente somos mulheres que lutamos cada vez mais por nossos sonhos, dia a dia fazemos lutas pequenas no mundo e conquistamos áreas novas.
    Mas não temos que fazer as mesmas coisas igual que os homens(nãó é necessario) porque somos diferentes e também nos diferenciamos con atos únicos na vida. Recordar que temos a capacidade de fazer muitas! coisas á mesma vez.

    ResponderExcluir