domingo, 15 de maio de 2011

DICIONÁRIO BRASILEIRO DE PRAZOS

Está circulando pela internet e compartilho com vocês. É pra morrer de rir, espero gostem.

O autor é desconhecido, mas com certeza conhecedor da cultura brasileira.

Para evitar que estrangeiros fiquem "pegando injustamente no nosso pé", compilamos o "Dicionário Brasileiro de Prazos", que já deveria estar pronto, mas atrasou, do qual foram extraídos os trechos a seguir.

DEPENDE

Envolve a conjunção de várias incógnitas, todas desfavoráveis. Em situações anormais, pode até significar sim, embora até hoje tal fenômeno só tenha sido registrado em testes teóricos de laboratório. O mais comum é que signifique diversos pretextos para dizer não.

JÁ JÁ

Aos incautos, pode dar a impressão de ser duas vezes mais rápido do que já. Ledo engano; é muito mais lento. Faço já significa "passou a ser minha primeira prioridade", enquanto "faço já já" quer dizer apenas "assim que eu terminar de ler meu jornal, prometo que vou pensar a respeito."

LOGO

Logo é bem mais tempo do que dentro em breve e muito mais do que daqui a pouco.
É tão indeterminado que pode até levar séculos. Logo chegaremos a outras galáxias, por exemplo. É preciso também tomar cuidado com a frase "Mas logo eu?", que quer dizer "tô fora!".

MÊS QUE VEM

Parece coisa de primeiro grau, mas ainda tem estrangeiro que não entendeu.
Existem só três tipos de meses: aquele em que estamos agora, os que já passaram e os que ainda estão por vir. Portanto, todos os meses, do próximo até o Apocalipse, são meses que vêm!

NO MÁXIMO

Essa é fácil: quer dizer no mínimo. Exemplo: Entrego em meia hora, no máximo.
Significa que a única certeza é de que a coisa não será entregue antes de meia hora.

PODE DEIXAR

Traduz-se como nunca.

POR VOLTA

Similar a no máxi mo. É uma medida de tempo dilatada, em que o limite inferior é claro, mas o superior é totalmente indefinido. Por volta das 5h quer dizer a partir das 5 h.

SEM FALTA

É uma expressão que só se usa depois do terceiro atraso. Porque depois do primeiro atraso, deve-se dizer "fique tranqüilo que amanhã eu entrego." E depois do segundo atraso, "relaxa, amanhã estará em sua mesa. Só aí é que vem o amanhã, sem falta."

UM MINUTINHO

É um período de tempo incerto e não sabido, que nada tem a ver com um intervalo de 60 segundos e raramente dura menos que cinco minutos.

TÁ SAINDO

Ou seja, vai demorar. E muito. Não adianta bufar. Os dois verbos juntos indicam tempo contínuo. Não entendeu? É para continuar a esperar? Capisce! Understood? Comprendez-vous? Sacou? Mas não esquenta que já tá saindo...

VEJA BEM

É o day after do depende. Significa "viu como pressionar não adianta?".
É utilizado da seguinte maneira: "Mas você não prometeu os cálculos para hoje?".
Resposta: "Veja bem..." Se dito neste tom, após a frase "não vou mais tolerar atrasos, OK?", exprime dó e piedade por tamanha ignorância sobre nossa cultura.

ZÁS-TRÁS

Palavra em moda até uns 50 anos atrás e que significava ligeireza no cumprimento de uma tarefa, com total eficiência e sem nenhuma desculpa. Por isso mesmo, caiu em desuso e foi abolida do dicionário.

3 comentários:

  1. Claudia Pacheco23/05/2011, 18:10

    Olá Lev ! Adorei o dicionário !! Naõ tem coisa más certa do que está escrito ... para alguem de fora as vezes é complicado entender essa parte da cultura ... mas a pessoa tem que se acostumar e dar um jeito para resolver as coisas mesmo tendo como resposta um "logo" ou "mês que vem" ...
    Abraço forte !

    ResponderExcluir
  2. E aqui no Peru, lembra Claudia, que tem expressoes um tanto parecidas? O famoso "está en una reunión", e o fulano, na verdade, nao quer atender; ou "ahorita lo hago" e aí tu fica esperando a 2da vinda de Jesus, e "mañana de todas maneras" e tu volta e volta até que nao volta mais... e um quilométrico etcétera.
    Como sao parecidas as culturas, né?

    ResponderExcluir
  3. Oi Lev!
    Faz um tempo que não entrou ao blog, mas estou de volta! Vejo que vc segue trabalhando nele. Parabéns!
    Aliás, obrigado pelo dicionário. Achei algumas expressões que alguma vez me confundiram ou que não sabia exatamente o que significavam.
    Mantermos o contato.
    Abraço!
    Renzo Cavani
    PD: Migrei do blogspot para o wordpress. Tomara vc gostar do meu novo site.
    www.afojascero.wordpress.com

    ResponderExcluir