quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

APRESENTAÇÃO DE CONTOS

Nesta semana, 29 e 30 de novembro, foram apresentados os trabalhos sobre os contos no CCBP.

O projeto consistiu em fazer versões de 3 contos de autores brasileiros -Natal na barca e Venha ver o pôr-do-sol (Lygia Fagundes Telles) e A cartomante (Machado de Assis)- utilizando qualquer recurso físico, tecnológico, manual, etc, mesmo como qualquer formato de apresentação. Assim, foram apresentados vídeos (1), marionetes (2 e 3), áudios e finais alternativos.

O conto Venha ver o pôr-do-sol ganhou várias versões “policiais”, sendo apresentado como notícia em vários “formatos de jornal” (4).

Um grupo resumiu o conto em apenas 5 imagens com estrutura de papelão. (5).

Já uma turma visitou o cemitério para produzir uma foto-novela do conto (6)!

Outra criou um paralelo entre os personagens do conto do Machado com os personagens do seriado mexicano Chaves (El Chavo del 8), cujos protagonistas são muito queridos na América Latina (7).

Uma poesia, criada a partir de A Cartomante, no formato de literatura de cordel, também foi da partida (8).

Natal na barca até ganhou um quadro (9)!

Muitos evidenciaram seu domínio de programas de desenho e edição (10).

Outras turmas encenaram os contos: aí teve o pessoal fantasiado de cartomante, de mãe com neném no colo, de enfermeira, etc (11 e 12).

Em fim, as versões foram variadíssimas e todas muito criativas. Dá uma olhada!

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6)

(7)

(8)

(9)

(10)

(11)

(12)

Logo depois das apresentações, fui conversar com os envolvidos. Muitos concordaram em que o tempo foi o fator que representou maior problema para montar as apresentações, outros pensam que foi a escolha do formato da apresentação. Todos coincidiram em que montar as apresentações foi trabalhoso mas divertido e que sentem-se “mais integrados como turma” (tinha alguns que não sabiam o nome dos colegas de aula, a pesar dos quase 5 meses de “convivência”). “Ficamos mais perto”, “antes, depois da aula íamos embora; agora não, conhecemos as pessoas, somos amigos” e “serviu para conhecer-nos, para reunir-nos” são alguns depoimentos. E principalmente, serviu para aprender português, pois “lendo, lendo e lendo, faz soltar a língua”.

Também concordo com vocês, pessoal: foi ótima experiência. Criatividade sem limites, trabalho grupal, aprendizado recreativo, as turmas reunidas assistindo mutuantemente suas apresentações, comunidade fortalecida.

PARABÉNS PARA TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário