quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

POR QUE CELEBRAMOS O DIA DOS NAMORADOS EM 14 DE FEVEREIRO?

Muita gente vai comemorar, em poucas horas, o dia dos namorados. Aqui, na cidade de Lima, há muita expectativa entre os comerciantes, pois se trata de uma data muito favorável para vendas. Rosas, chocolates, passeios, viagens, hotéis, cinemas, restaurantes, roupas, aparelhos eletrônicos e muito mais movimentam a economia. E, logicamente, também entre os namorados. Mas... você sabe por que nesse dia comemora-se a festa dos namorados? Bem, aqui a história.
O dia dos namorados começou a ser celebrado no século III, após a morte do sacerdote São Valentim. Na época, o imperador de Roma, Cláudio II, queria que os homens se alistassem para a guerra, mas em função da família e dos filhos, o número de alistamentos era muito baixo. Somente os solteiros se dispunham a morrer em combate. Observando isso, o imperador decretou uma lei que proibia os homens de se casarem, sob pena de morte para quem descumprisse a ordem.
Os jovens namorados ficaram revoltados com a determinação de Cláudio. Além deles, o sacerdote Valentim também não concordava com a imposição do imperador e resolveu celebrar os casamentos clandestinamente. As cerimônias eram realizadas em salas com pouca iluminação, para não chamar a atenção dos guardas romanos. Numa noite, os soldados surpreenderam o sacerdote durante a celebração de um casamento. Os noivos conseguiram escapar, mas Valentim foi preso e condenado à morte.
Durante os dias em que esteve aprisionado, vários apaixonados passavam pela janela da cela do sacerdote e jogavam flores e mensagens dizendo acreditar no poder do amor. Uma das jovens era filha do carcereiro e conseguia visitar Valentim. No dia de sua execução, o condenado agradeceu as conversas com a amiga através de uma carta, fazendo com que muitos acreditassem que ele havia se apaixonado pela moça. Essa mensagem teria iniciado a prática dos namorados trocarem mensagens de amor. A execução do sacerdote aconteceu no dia 14 de fevereiro de 269, data em que passou a ser comemorado o dia dos namorados.

E SABIA QUE NO BRASIL NÃO SE COMEMORA NESSE DIA?

No Brasil, a data é comemorada em 12 de junho, às vésperas do dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro. Mas a proximidade das datas é apenas coincidência. Na realidade, tudo começou em 1949, com uma campanha do publicitário João Dória, sob encomenda da extinta loja Clipper. Para melhorar as vendas de junho, mês considerado o mais fraco para o comercio, Dória instituiu a data com o slogan “Não é só de beijos que se prova o amor”. Para felicidade dos comerciantes, a moda pegou e no ano seguinte passou a se comemorar o dia 12 de junho como o dia dos namorados.

3 comentários:

  1. ¡Agora eu tenho dois dias para comemorar essa data, bem interesante Lev, brigada¡¡¡¡

    ResponderExcluir
  2. muita coisa kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir