sábado, 26 de dezembro de 2009

RÉVEILLON: ANO NOVO, VIDA NOVA, TUDO NOVO...


A festa do Réveillon é uma das expressões mais importantes e particulares do país. Acontece na noite de fim de ano em todas as praias do Brasil. Todo mundo vai lá vestido de branco e colares de flores para deixar sua oferenda à deusa protetora, Iemanjá, rainha do mar: botes com florezinhas brancas, frutas, velas acendidas que guiam o caminho e miles de desejos escritos em papeizinhos. As ondas do mar levam tudo para o fundo do mar, formando-se um festival de cores e formas, entanto que cada um pede seus desejos para o ano que inicia.

Minutos antes da meia-noite, começam os fogos de artifício, tanto na praia quanto nos iates mar adentro. À meia-noite em ponto, todo mundo entra no mar para receber as bênçãos. A festa continua até o amanhecer. Nos lugares mais organizados encontra-se fruta e barracas vendendo bebidas e tira-gostos. Bandas de música ao vivo fazem a festa geral. Para quem vive a festa pela primeira vez, recomenda-se o “camarão na moranga” e a “moqueca de camarão”, dois pratos típicos imperdíveis. Discotecas e bares organizam atividades especiais. Alguns locais comerciais atendem ao público, aproveitando a quantidade incontável de pessoas na rua.

Confira o video oficial do Révellion 2008:

Confira o révellion Copacabana 2007:

Sei que algumas pessoas já viveram esta festa "ao vivo e em direto", vamos! compartilhem sua experiência com quem ainda não viveu!

4 comentários:

  1. Olá, Lev! Se me permite um comentário... eu ainda não passei nenhuma virada de ano em Copacabana, mas é realmente um show. Haverá algumas mudanças neste ano... a queima de fogos será temática, retratará nove desejos para o novo ano: renovação, prosperidade, paz, felicidade, amigos, família, amor, Brasil e futuro. Haverá trilha sonora para cada tema, os intérpretes serão Seu Jorge e a cantora Céu. Essa festa promete, hein?

    A você e a todos os seus alunos um grande abraço aqui do Brasil! :D

    ResponderExcluir
  2. Helaine! que prazer! vc sempre atualizada! legal as pessoas aqui ficarem sabendo como vai ser mesmo. E vai ser um barato mesmo com essas duas feras da música!
    Feliz Ano, tudo de bom pra vocês também!

    ResponderExcluir
  3. Feliz ano novo Lev!!
    Desejo-lhe muitos sucessos e felicidades e que este 2010 os nossos desejos se realizem.
    Heri.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lev eu também sou do Brasil, também tenho um blog, e gostei muito do seu, tirando algumas coisas que eu não entendi, mas tudo bem, gostaria que visitasse o meu blog.
    ........<><><>........
    ......<><><>..........
    ....<><><>............
    ..<><><>..............
    <><><><><><><>........
    <><><><><><>..........
    <><><><><>............
    <><><><>..............
    <><><>................
    <><>..................
    <>....................
    danielrodrialmeilei.blogspot.com

    ResponderExcluir