domingo, 15 de novembro de 2009

1ro ciclo - TAREFINHA SOBRE O PRETÉRITO PERFEITO

Pessoal, já que estamos estudando o Pretérito Perfeito, deixo para vocês algumas canções escritas nesse tempo gramatical:

“Porta entreaberta” (Ivan Lins):
http://www.youtube.com/watch?v=ASMpJ8xhhh8

Mais Ivan Lins: “Velas içadas”
http://www.youtube.com/watch?v=s98i8nEh6LM
Nas legendas que acompanham esta musica, há um erro. Descubra-o!

Djavan & Al Jarreau- Flor De Lis - Heineken Concerts, São Paulo, 1997.
http://www.youtube.com/watch?v=eCwym3NgvsM

Se encontrarem outras, por favor compartilhem!

E a maneira de exercício prático, peço a vocês “escrever um jornal” com notícias sobre política, esportes, cultura, fofocas, etc., usando o pretérito perfeito como tempo gramatical base. As notícias devem ser redigidas (redactadas) por vocês mesmos, cada um de vocês contribui com uma e assim vai se "escrevendo" o jornal. Destaquem em negrita os pretéritos. Exemplo:


"Maradona é suspenso por dois meses. Entrevista na qual xingou jornalistas provocou punição da FIFA. O treinador foi multado em 25 mil francos suíços."

Aguardo suas notícias.

18 comentários:

  1. Nossa Lev! Que bom ter encontrado o teu blog dedicado ao serio ensino do português. Acho que você nem lembra de mim. Sou Christian Delgado, um dos alunos do primeiro ciclo no verâo que foi excluído da prova oral. Vou voltar no verâo do 2010, acabar os demais ciclos e espero encontrá-lo.

    Um abraço cordial.

    Christian.

    ResponderExcluir
  2. 1.A Universidade de Miami foi feixada logo que umos sujeitos fizeram umos disparos no.campus.

    2.O Presidente de Repùblica Checa , Vàclar Klaus visitou ao Presidente Alan Garcia e declarou que o Peru e um paìs estàvel e funcional, e que tem muito interese em aprofundar as relacoes economicas e politicas de ambos paises.

    ResponderExcluir
  3. Cynthia La Torre Zea20/11/2009, 20:27

    1. Ontem o conjunto The Killers deu um concerto no estadÍo Monumental,os fanatÍcos dissem que foi o melhor concierto deste ano.

    Cynthia La Torre Zea.

    ResponderExcluir
  4. O jogador de futebol Roberto Carlos quer a Juan Manuel Vargas de sucessor no Real Madrid. Ele disse Vargas teve um grande desempenho e é um dos melhores jogadores do mundo.Ele disse também que Vargas melhorou muito das começou na Florentina

    ResponderExcluir
  5. Perú derrotou honduras 2-1
    A partida amistosa chegou perto con uma victoria peruana,a parte final de um completo fracasso do tecnico jose del solar,que nao classificou para copa do mundo...

    ResponderExcluir
  6. Jornal CCBP.
    Política:
    A presidenta de Chile Michelle Bachelet, qualificou as palavras do seu homologo peruano Alan García, como "ofensivas e antisonantes", depois que ele falou seu discurso a nacao peruana na passada segunda-feira. Isto aconteceu, logo que foram confirmadas as operacoes da espionagem chileno realicadas com ajuda do "suboficial FAP" Victor Ariza Mendoza.

    ResponderExcluir
  7. Jornal CCBP:
    Cultural.
    Pedro Suárez Vértiz, cantante e compositor peruano muito conhecido no mundo musical latino, alcancou a posicao cinquenta na lista da revista Billboard dos EUA, com a cancao "Nadia" que ele interpreta em dueto com Juan Diego Florez no seu novo disco. Esta cancao foi escrita pelo mesmo Pedro.

    ResponderExcluir
  8. Eu encontrei só um erro nas legendas da cancao "Velas icadas" de Ivan Lins, ele disse "...nunca mostrou-se ao vento, as grandes paixoes..." mas na legenda le-se "nunca arriscou-se ao vento, as grandes paixoes..."
    Eu espero sua resposta.

    ResponderExcluir
  9. O Peru ganhou a medalha de ouro em voeibol em os jogos de Bolivia. A seleção peruana de voeibol fêmea ganhou à Venezuela por três sets a dois. É uma grande conquista do Peru por seus esforços e persistência. A festa foi realizada no coliseu “Jorge Revilla Aldana” da cidade de Sucre.

    marilyn marquina =)

    ResponderExcluir
  10. Juan Carlos Espejo...
    "Na segunda feira (16-11-09) da noite aconteceu um acidente de trânsito entre a avenida Javoer Prado e a rua Los Laureles no distrito de San Isidro. Ocasionou uma congestão de horas devido à demora do socorro, os passaheiros sofreram golpes e algumas lesões, eles foram atendidos na clinica mais proxima e o taxista não sofriu nada."

    ResponderExcluir
  11. Sandra Rodríguez21/11/2009, 13:44

    Lamentável é lo que ontem se viveu en Abancay, como conseqüência do enfrentamento na Praça central da cidade, que deixou setenta feridos, 53 civiles e 17 polícias. As medidas de protesta se iniciaram o passado 11 de Novembro, com a greve indeterminada em contra do Presidente regional David Salazar, por o repúdio da população à distribuição presupuestal 2010 que su gestão fixou; pois violou lo que se concordou no marco do orçamento participativo e designou o 70% só à provincia da Andahuaylas.

    ResponderExcluir
  12. Diego Paolo Mendoza Leon22/11/2009, 10:25

    O fotógrafo peruano, Mario Testino, recebeu em Londres a medalha da excelencia Walpole British Luxury. Foi premiado por seu trabalho nos setores do luxo e da moda.

    ResponderExcluir
  13. Ontem, o equipo do barça ganou 1 a 1 ao Athetlico de Madrid. O gol dos azulgranas lo meteu Daniel Alves aos 54'.

    Jean-Pierre Fernandez

    ResponderExcluir
  14. Legal gente! veremos as poucas correçoes por fazer em aula.

    ResponderExcluir
  15. Uma pesquisa realizada em diversos centros de estudo na Espanha indica que o consumo diário de bebida alcoólica reduz em mais de um terço o risco de doenças cardíacas em homens.
    Mas não foram observados os mesmos benefícios entre as mulheres, que sofrem menos problemas cardíacos do que os homens, As mulheres processarem bebidas alcoólicas de uma forma diferente dos homens Upss...sera bom o mau???

    ResponderExcluir
  16. 1. Os EE.UU pediu aos gobiernos do Perú e Chile que resuelvam a suas diferenças pelo caso de espionagem a nivel bilateral, em linha como o chamamento similar que fiz a colombia e a venezuela pelas tensiones em seus rel´çoes.
    2. Actor Cristhiam Meier saiu a fronte das acusaçoes que fiz ontem a sua ex-esposa Marisol Aguirre.
    Meier a través de o seu advogado, sustentou que o único que pediu a sua ex- esposa que pague seu seguro de vida e compartir os gastos, por que Ela está trabalhando.
    Ele recebeu o respaldo de a sua novia e amigo.
    3. Cristhiano ronaldo, o astro de Real madrid , no jogou o repechaje por uma lesiom no tobillo que o mantem afastado das canchas desde faz mas de um mes.

    ResponderExcluir
  17. Elizabeth Pariona
    1. OS EE.UU. pediu aos gobiernos do Perú e de Chile que resuelveam a suas deferenças pelo caso de espionagem a nivel bilateral, em lnha com o chamamento similar que fez a colombia e Venezuela pelas tensiones em seus relaçoes.
    2. Cristhiano Ronaldo, oastro do Real madrid, no Jogou o repechaje por uma lesiom no tobillo que o manten afastado das canchas desde faz mas de um mes.
    3. O actor cristhiam Meier saiu a fronte das que fez ontem a sua ex- esposa, marisol Aguirre
    quiem acuso a Meier de querer reduzir a pennsao de alimentos que le pasa a seus filhos.
    Meier a través de o seu advogado susntentou que o unico que pediu a sua ex-esposa é que paguei su seguro de vida y compartir os gastos, porque está trablhando.

    ResponderExcluir
  18. O crescimento do Perú é semelhante a um país asiático, de acordo o presidente do BID, porque os últimos quatro anos o crescimento foi constante e crescente mas temos que resolver problemas como a falta de água em um setor da população ou que crescimento tem que ser para todos. Em conlusão el futuro é bom só depende de nós.

    ResponderExcluir