quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PREVISÕES PARA O FUTURO

O que vocês acham destas previsões publicadas vários anos atrás para os tempos que estamos vivendo? Gostaria de ler suas opiniões. Em aula, a gente continuará discutindo o assunto.

Espaço Cultural O DIA, Domingo, 25 de julho de 1999.
“O FUTURO JÁ COMEÇOU”
Joyce (cantora e compositora)

O futuro está em plena vigência em nossa vida presente. Por exemplo, na economia, o dinheiro desaparecerá de circulação, substituído pelos cartões de crédito. Não haverá mais moeda local em país nenhum. A economia será globalizada de vez, e o mundo será abertamente dirigido pelas grandes corporações, o que na prática, já ocorre há tempos. As últimas barreiras de linguagem cairão e o inglês será oficialmente declarado o idioma universal, ficando todos os restantes com o status de dialeto.

Na música, reinará a miscigenação absoluta, aquilo que hoje se chama world music, ou seja, tudo será permitido. Acabará o direito autoral individual: você cria uma obra e a registra, e imediatamente ela passa a fazer parte do grande oceano do inconsciente coletivo mundial. Os instrumentos musicais, como os conhecemos hoje, virarão peças de um estranho museu barroco. Tudo será preferencialmente sintético.

As comidas não: já que vivemos em casulos, a gastronomia será o último dos prazeres "atrasados" a se perpetuar na vida da humanidade, o que criará um paradoxo entre os modelos aceitáveis da nova estética e a obesidade dominante. As pessoas tenderão a montar seus kits de ginástica em casa, para manter a forma sem correr os riscos de uma ida à academia. Receitas serão trocadas entre usuários da Internet do mundo inteiro, criando confrarias e círculos de novos companheiros.


JORNAL DO BRASIL, Quinta-feira, 31 de dezembro de 1998.
“2018: Especialistas antecipam algumas das principais tendências tecnológicas dos próximos 20 anos”

SEATTLE (EUA) – O mundo em 2018 terá roupas que avisam se estamos com problemas de saúde, paredes que falarão, óculos que informarão o nome das pessoas, cartões que catalogarão todos os nossos genes e sensores que revelarão se estamos sendo envenenados pela poluição atmosférica. As compras pela Internet transformarão as empresas on line nos titãs da indústria e os computadores usarão átomos em lugar dos chips de silício.

Eis aí o futuro desenhado por 18 das maiores autoridades mundiais em informática. Ao longo de 1998, eles se reuniram em sete cidades americanas para prever como será o mundo daqui a duas décadas.

Empresas como a Amazon Books dominarão o mercado. Sites que permitem as compras de supermercado pela Internet também estarão entre os titãs do futuro. Acredita-se ainda na explosão da educação on line.

Os computadores e as conexões com a Internet estarão contidas nos relógios de pulso. Chips instalados em brincos serão capazes de orientar o caminho pela cidade. Bolas de golfe inteligentes evitarão as perdas.

A genética também entrou nas discussões. Assim como os eletrodomésticos têm um manual do proprietário, o corpo terá o seu catálogo genético, que ficará armazenado em cartões portáteis. Os pais poderão pré-selecionar os genes dos filhos.

Um especialista em nanotecnologia explicou que os átomos serão usados no lugar dos chips de silício. A idéia será guardar as informações nos átomos, que serão manipulados para construir moléculas sob medida. Através delas, será possível produzir cadeiras, carros, remédios, tudo sem o lixo industrial. Produção limpa, sem detritos industriais, de que hoje temos tanta dificuldade em nos livrar.

A diminuição da poluição ambiental também está nos prognósticos. Sensores baratos e espalhados por todos os lugares revelarão as partículas invisíveis no ar. Computadores gráficos mostrarão as partículas se alojando nos pulmões e com isso será desencadeada uma campanha maciça contra a depredação do meio ambiente.

O barateamento e a redução do tamanho dos chips permitirá acesso a voz, informação, vídeo e texto em alta velocidade a todo momento. Ser encontrado a qualquer hora e em qualquer lugar terá seus prós e contras, por tanto, empresas fornecerão serviços de proteção à privacidade.

Será descoberta a cura do câncer e da Aids, serão organizados sindicatos globais e o fascismo renascerá.

Nossas roupas perceberão se estamos tendo problemas cardíacos ou respiratórios e se encarregarão de pedir socorro. Os óculos escanearão o rosto de outras pessoas, emitindo sinais e recordando-lhes seus nomes.
Nota do blogwriter:
Foi necessário editar os textos por razões acadêmicas.

31 comentários:

  1. Em meu opinion algumas coisas do texto estão bem por exemplo: de descover a cura do câncer e de aids, isto é muito importante porque muitas pessoas morren disto é tendo a solucion pode-se salvar muitas vidas tambem estará bem isso de ter aparelhos tecnologicos que podem ajudar a um.
    Mas esta tendência tecnologicas tambem faz que a pessoas dependa disto, a pessoa pode ser mais floja porque istos aparelhos fazem quase todu.
    Eu não gosto de escohler genes dos filhos porque não séria natural , outra coisa é do idioma , agora nestes tempos o inglês já não é um idioma universal mas sim é importante saber já que é uma forma de comunicarnos com os turistas mas o idioma universal será o chinês.
    stephany aller osis

    ResponderExcluir
  2. Eu estou de acordo com algumas de essas ideas sobre o futuro, ainda que algumas já são uma realidade.

    Para meu, a ideia de ter a tecnologia a nosso alcance é bom, mas, eu penso que não sempre deberia ser asi porque dependeríamos muito dela.

    As ideias que têm sobre o futuro em 10 anos, são boas, ainda que eu não gosto muito da ideia de préselecionar os genes dos filhos, as demais ideias parecem um pouco loucas mas vendo como avança a tecnologia todo pode suceder.

    Em minha opinião pessoal, eu acho que no futuro, os robôs serão coisas normais e talvez os meios de transporte serão diferentes, as carroças poderiam voar e usar a energia solar para funcionar e coisas parecidas.

    María Grazzia Monasterio.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que algumas coisas sobre o futuro se estão vivendo atualmente por exemplo o dinheiro são substituídos pelos cartões de crédito por a segurança e facilidade de compra ou intercâmbio.A moeda Euro e idioma inglês estão em espansão ainda que últimamente dizem que o idioma universal será mandarin.Aparatos de ginástica em casa é muito común e incluso tratamentos para baixar de gordura sim fazer esforço.
    Depóis em 2018 mais parece uma película de ficção mais com avanze da ciência todo pode suceder sempre e quando seja para bem da humanidade e a naturaleza.
    Gostaría que seja descoberto a cura de cancer e da Aids porque muita gente morre de isso .Não gostaría que o fascismo renasce e os pais possam pre seleccionar os genes de seus filhos porque eles não são objectos ,asim se perdería a essência da vida.

    Javier Arauzo (CEB)

    ResponderExcluir
  4. Nos artigos das previsões para o futuro, algumas idéas enfocararam nesse tempo, agora estão em frente da nossa realidade e outras não muito longe de ser alcançado.

    Todos devem ser capazes de mudar suas vidas e ir em linha com o avanço tecnológico, porque este ajudará fazer muito mais fácil o nosso dia-a-dia, mas agora que as pessoas têm muitas coisas para fazer e têm pouco tempo para eles.

    Tudo relacionado à saúde será muito importante para as pessoas para que possam prevenir ou curar doenças.

    Em transações de dinheiro pela Internet ou usando cartão de crédito não são 100% seguro, porque algumas pessoas sempre encontrarão alguma forma de fraudar as pessoas.

    As pessoas que têm os recursos para poder acessar todas as vantagens no futuro, aprovetairão; mas também devemos pensar em todos aqueles que não têm meios suficientes para alcançar um melhor qualidade de vida, que acontecerão com essas pessoas?.

    Então a coisa mais importante é a educação e estar consciente de que qualquer avanço tecnológico trarão seus prós e contras, para o qual devemos ser suficientemente capazes para tirar o máximo proveito deles sem ser algo completamente indispensável em nossas vidas.

    Pamela Cossío.

    ResponderExcluir
  5. jeyson herrera11/10/2009, 11:18

    eu acho que cada dia nosso mundo esta mais desemvolvido por a tcnologia que influi mais e mais em nossa vida porexemplo muitas pessoas usam catoes de credito e fallam ingles por que hoje nos precisamos esto.

    novos descobrimentos no futuro ajudara a prevenir ou curar o cancer e a aids .
    no presente a tecnologia avanca rapidamente mas quando tecnologia avanca tambem destrue.

    jeyson herrera risco

    ResponderExcluir
  6. Eu estou também de acordo com que a tecnologia vai cambiar nossa forma de ser. Mas nos textos eu encontro que esta vai favorecer todas capas da sociedade de igual maneira. Eu credo que as coisas não serão tão bonitas.

    A tecnologia custa. Não todas as nações terão uma mesma possibilidade de acesso as novas invenções, porque dentro das mesmas nações existem diferenças, de ordem economico e sociais. Não todas as pessoas poderão gozar das melhioras do novo mundo. É provável que as diferenças entre os setores sociais e geográficos sejan mais grandes, tendo en conta que muitas destas têm como finalidade a cidade.

    Jorge Nicolás Ponce Gómez

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que algumas coisas publicadas no texto já estamos vivemdo por ejemplo: cada vez as pessoas usam mais cartões de crédito por que é mais seguro e práctico.
    O inglês como idioma universal nos ajuda a comunicarnos com tudo o mundo, mas o Chino- Mandarin será o idioma universal.

    Agora as pessoas com o avanço tecnológico que há, têm mais conciência com o cuidado pessoal e da saúde, muitos deles tém em suas casas aparelhos especiais para fazer exercicíos, mas ainda não tudas as pessoas têm essas facilidades.

    Quase tudo se pode fazer por internet; comprar, fazer novos amigos, procurar informacão, viajar por tudo o mundo sem sair de casa, mas a internet tem suas pro e contras por que cada vez estamos mais tempo na rede e nos afastamos de nossa realidade e esquecemos que temos uma vida “amigos e familia”.

    Nos próximos 10 anos ja teremos a cura do câncer e AIDS, para que tanta gente deixe de sofrer e poderão ter uma melhor qualidade de vida.

    À medida que a tecnológia avanço será bom para todos nós, enquanto isso seja para favorecer a humanidade e não para coisas negativas.

    Heréndira Gutiérrez León

    ResponderExcluir
  8. Nestos dois artigos nós pomos encontrar dois opiniões semelhantes sobre o futuro.
    No primer artigo, a autora está falando sobre as trocas em nossa vida presente frente ao futuro. Eu acho que a autora está exagerando porque ela tem uma idea do futuro cinematográfico.
    En penso que não se põe ter, por exemplo, uma idioma universal porque no mundo há muitas culturas, muitas historias e muitas expressões culturais.
    No futuro as últimas barreiras por cair, para mim, serão as barreiras dela desigualdade e dela discriminação, ou seja, cada pessoa, cada país será respetado.
    O segundo artigo e muito cinematográfico também. Eu acho que e imposível falar de chips instalados em brincos que serão capazes de orientar o caminho pela cidade. Por exemplo, em Lima, vocé necesitará de dez brincos.
    Há muitas cosas que não põem trocar só porque nossa imaginação quer.
    Eu penso que no futuro haverá mais investigação sobre diversas doençãs, porém, o mais importante, é que os homens serão mais conscientes sobre o saude, a naturaleza e a vida.

    Janet Díaz Manunta (CEB)

    ResponderExcluir
  9. Ambos textos nos mostram visões do futuro. Em meu opinion algunas coisas já estão acontecendo mas outras não.

    Cada dia a tecnologia ajuda a melhorar e facilitar a vida do homem, mas ele se torna mais dependente dela.

    Assim como serão descobertos a cura para muitas doenças, também aparecerão outras. Portanto, qualquer progreso relacionado á saúde é muito importante.

    Também é importante que os progressos da tecnologia não poluem mais o planeta, y que sejá acessível a todos.

    Blanca Jurado

    ResponderExcluir
  10. Amelia Simauchi Vásquez disse:

    Minha opinião pessoal sobre as dois leituras do futuro é que faz referências não muito precisas. Por exemplo atualmente ainda as pessoas de cada país têm seus costumes própias, como suas comidas típicas, suas músicas, suas línguas, etc. Eu acho que isto faz mais interesante ao mundo, pois sempre é melhor ter muita diversidade para poder viajar e conhecer novos lugares.
    Com respeito a forma de vida das pessoas dentro de suas casas é interesante pois elas têm atualmente máquinas para fazer todo, cozinhar, jogar, lavar, limpiar, etc.
    A internet há trocado a vida das pessoas isso é muito certo, elas fazem de todo com essa ferramenta, estudam, veem filmes, compram toda classe de artículos e pagam-os com cartões de crédito.
    Atualmente nossas roupas ñao avisam-se estamos com problemas de saúde, as paredes ñao falam, os cartões ñao catalogam nenhuma informação, de repente isso sucederá nos próximos venti anos.
    Eu só desejo que os científicos descobram com urgência a cura do câncer e AIDS nos próximos anos porque muita gente necessita-o.

    ResponderExcluir
  11. É certo: o futuro está em plena vigencia em nossa vida presente. Os cartões de crédito são mais usados pelas pessoas para fazer compras porque é mais fácil e prático. A economia é cada vez mais globalizada, dirigido pelas grandes corporações. Na música há uma tendência de mesclar ritmos e sons de diferentes gêneros musicais e gerar outros totalmente originais. A internet é o "boom" das comunicações neste mundo globalizado e tão acelerado. A gastronomia ganha cada dia mais importancia porque é e será o mais representativo da cultura dos povos. O inglês e um idioma importante nossos dias e poderá ser declarado o idioma universal mas eu opino que outros idiomas estão obtendo maior importancia especialmente no mundo comercial como o espanhol e chinês.

    O 2018 está na volta da esquina e não acho que teramos roupas que avisarão se estamos com problemas de saúde mas eu estou segura que a genética e a robótica serão as tecnologias líderes no futuro.

    Mónica Elescano Castillo (CEB)

    ResponderExcluir
  12. EU ACHO QUE ALGUMAS COISAS QUE SE ESCREVERAM NO TEXTO ESTAN OCORRENDO NA ACTUALIDADE POR EXEMPLO , AS PESSOAS QUASE NÃO USAM DINHEIRO EM EFECTIVO PARA FAZER SEUS COMPRAS , VIAJAR , SAIR A COMER , ETC ..... PREFEREM USAR DINHEIRO PLASTICO ( CARTÕES DE CREDITO E DEBITO ).MAS QUE TUDO POR UM TEMA DE SEGURANÇA .
    ESTAMOS VIVENDO NUM MUNDO GLOBALIZADO ( SEM BARREIRAS COMERCIAIS , ECON0MICAS , CULTURAIS , ETC ) ISTO SIGNIFICA QUE O QUE OCORRA NA ECONOMIA MUNDIAL AFECTASSE NOSSA ECONOMIA LOCAL POR EXEMPLO A CRISE MUNDIAL DEVIDO AO MAU MANEJO DA ECONOMIA NORTE-AMERICANA TEM SUAS REPERCUSSÕES EM AMERICA LATINA .
    ATRAVEZ DO INTERNET PODEMOS CONHECER PESSOAS DE OUTROS PAISES , FAZER COMPRAS , CRIAR BLOGS SOBRE TEMAS DE ACTUALIDADE , CURSOS VIRTUAIS , FOROS , VIDEOS CONFERÊNCIAS ,ETC
    SEM LUGAR A DÚVIDAS QUE O IDIOMA INGLES É O IDIOMA UNIVERSAL E PREDOMINANTE , É MUITO IMPORTANTE APRENDER O IDIOMA PARA NÃO ESTAR EM DESVENTAJA
    NA ACTUALIDADE ESTAMOS VIVENDO UMA REVOLUCÃO TECNOLOGICA EM TODAS AS AREAS E ESPECIALIDADES ( DESPORTOS , SAÚDE , INFORMATICA , EDUCACÃO , ETC ) ; A CIÊNCIA NESTES TEMPOS A AVANZADO DE UMA MANEIRA DESCOMUNAL
    EU PENSO QUE ESTAMOS CERCA DE ENCONTRAR A CURA PARA AS DOENÇAS MAS COMPLEXAS QUE EXISTEM HOJE ( O CANCER E AIDS ).
    CARLOS DIAZ CAMARGO

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que muitas cosas do texto já estão acontecendo, por exemplo, na economia, as barreiras de linguagem.

    A internet a trocado a vida das pessoas, agora pomos fazer amigos, compras, estúdios, escutar música, ver filmes, etc.

    É muito importante que no futuro a poluição ambiental tenha uma diminuição porque será benéfico para nós e que seja descoberta a cura de muitas doenças. O pré-seleccionar os genes dos filhos será importante pelo tema da saúde, é importante que tenhamos um catálogo genético.

    Algumas coisas do texto parecem ficção ou que sucederão ainda em muitos anos mais.

    CRISTINA MONTOYA SUENO

    ResponderExcluir
  14. Claudia Pacheco12/10/2009, 02:48

    É interessante saber que muitas das idéias que Joyce e os specialistas tiveram anos atrás são nossa realidade hoje mas eu fiquei preocupada pensando que nós os seres humanos não estamos preparados para utilizar a nova tecnología de um modo correto sempre.

    Dinheiro substituido pelos cartōes de crédito, a preocupação pela saude e nova estética, as compras pela internet são algum das coisas que nós fazemos hoje, sim prejudicar ninhum pessoa o a natureza.

    As pesquisas para encontrar a cura da cáncer e da AIDS são muito importantes e necessarias mais fazer mudançãs a nível genético, pode ser um perigro porque iremos em contra do curso natural das coisas. Para mim não é facil entender que para ficar soluciões médicas nós temos qui fazer mudanças extremas.

    O que nós temos que lembrar é que todo o que nós fazemos tem uma conseqüência positiva e negativa e a gente jovem e as criançãs terão que corregir nós erros no futuro si nós não fazemos as coisas bem hoje.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que estas previsões se aproximaram muito a nossa realidade, porque algumas ideas são muito certas, isso é uma prova que os pessoas são as unicas que podem decidir o futuro da humanidade.
    A tecnologia está sempre avanzando e isso não vai a parar, tudo depende del uso que as pessoas quiseram darle, que pode ser de forma positiva ou negativa.
    Mas o mais importante de tudo e que não se pode chegar ao ponto en que a pessoa deixe de ser pessoa e se converta en uma máquina sem sentimentos e ideas própias.
    Encontrar o equílibrio é a chave da huminadade.
    Coralí Morocho (CEB)

    ResponderExcluir
  16. as leituras falam de todas as comodidades que as pessoas terão no futuro, as tecnologias que facilitam nossa vida. Acho que isso vai gerar pessoas menos dependente de outras pessoas, terão a necessidade de máquinas para comunicar-se com outros. habrá novas profissões e a necessidade de especialização das profissões de acordo as novas tecnologias. Eu prefiro o mundo de hoje com todas as suas vantagens e desvantagens.
    Juan Calcina- segundo ciclo

    ResponderExcluir
  17. a leitura fala de nosso futuro... mas eu acho que são ideas certas no futuro as pessoas serão mais frias, mas as máquinas ligadas a ambos os computadores e telefones...quase tudo será tratado por máquinas e de saúde, porque eu acho que haverá doenças novas, mas haverá novas maneiras de curar...
    Magaly Mandujano II C

    ResponderExcluir
  18. Prezado Lev:

    Cada um de nós tem sua própria opinião sobre o futuro, e isso é respeitável. Que coisas sucederão em dez, vinte ou trinta anos é uma pergunta muito freqüente, ao ponto que uma cantante e as 18 maiores autoridades mundiais em informática escrevem sobre o tema. Nós mesmos podemos levar a nossa imaginação hasta onde queiramos e dizer, por exemplo, que as pessoas não terão que sair da sua casa para ir trabalhar. Mas acho que, para nossas reflexões, não devemos esquecer que nos últimos trinta anos –mais precisamente, desde a chegada da internet e a expansão do fenômeno da globalização– a tecnologia avançou mais rápido que em vários séculos juntos. Agora, tudo é vertiginoso, tudo é mais impessoal, e a sociedade teve que adaptar-se aos incessantes câmbios. O mundo de 1970 ou 1980 não é o mesmo que nosso mundo; são outros valores, outra visão da vida; e estou convencido que após quinze ou vinte anos, também será diferente.

    Agora, espero que algumas das predições da Joyce não sejam certas. Eu não quero que a economia seja globalizada; tampouco desejo que as grandes corporações abertamente dirijam o mundo; e muito menos quisera que o inglês fosse o idioma oficial, e que o espanhol ou o português sejam apenas dialetos daquele (curioso, porque estes são muito mais ricos). Acho que as diversas culturas ainda têm elementos que identificá-las, e uno desses é o idioma, embora seja importante falar inglês porque é o idioma da globalização.

    Finalmente, penso que podemos aproveitar dos benefícios que a tecnologia nos brinda (e muito mais nos seguintes tempos), mas jamais devemos sacrificar nossos valores morais, sociais e nacionais.

    Um abraço,

    Renzo

    ResponderExcluir
  19. É surpreendente e também um pouco arrepiante saber que algumas coisas nos artigos sobre um possível futuro agora são certas.
    É um fato que a tecnologia mudou todo nosso estilo de vida e que num futuro controlará todas as atividades. Eu acho que isto tem um lado negativo, pois com a Internet nós pomos ficar anti-sociais, faremos tudo a traves das maquinas.
    Em quanto à linguagem, o inglês já é a língua hegemônica do mundo, queiramos ou não. Agora para nós o inglês é necessário para nosso desenvolvimento profissional.
    As maiorias das predições falam de mudanças positivas para o mundo, por exemplo, diminuição da poluição ambiental, mas acho que isso não é tudo certo. Invés de diminuir a polução, nós continuamos fazendo ações que cada dia mais matam ao meio ambiente.
    Brenda Alvarez-CEB

    ResponderExcluir
  20. Escrevi errado ...!
    Nós podemos* ficar anti-sociais...

    ResponderExcluir
  21. ivanna cañas urcia17/10/2009, 13:16

    Penso que em tudo o futuro será feito máquinas ATRAVÉS, poucas pessoas pensam que tudo será mais fácil de doenças para os seres humanos

    ResponderExcluir
  22. Previsões para o futuro
    Realmente já estamos vivendo o futuro hoje. Existem elementos que concordo no texto e outros não. Minha impressão é que a autora do texto comprou muitas das coisas que vê na vida quotidiana, sem uma visão crítica da realidade.
    É verdade que o dinheiro poderá desaparecer de circulação, ou ser diminuído, porém, não acredito que a moeda local desapareça... Existe uma forte tendência de alguns países a fortalecer a sua moeda como, por exemplo, o Brasil, onde o Dólar nem sequer é visto. Por outro lado, existe diferença entre o Euro e o Renminbi (a china faz pouco começou a utilizar sua moeda nacional no comercio internacional). Assim que falar que o dinheiro se “globalizará” poderia ser uma opinião um pouco audaz. Por outro lado, falar que o inglês será o idioma universal também não estou de acordo. Ainda que hoje seja o idioma mais usado, se os Estados Unidos deixa de ser a potencia mundial, coisa que é muito provável se olhamos e avaliamos o crescimento econômico da china, assim como os tratados de livre comércio de países sul americanos. , o idioma universal poderia ser qualquer um... por exemplo... imagina que o próximo idioma da ONU seja o Mandarim... ou o Espanhol... Agora, cada país fala no seu próprio idioma e a tradução simultânea é bastante eficaz.
    Sobre a música, poderia ser que “tudo seja permitido” e que alguns estejam inclusive querendo isso, porém, se pergunto a um regente de coral que é que ele pensa sobre o assunto, acho que a resposta será “a música sempre será música”. Esta deve ter alguns cânones que não podem desaparecer... se não, hoje em día a ópera e a música clássica não estaria começando a ter um êxito maior (Andréa Bocceli, Sara Brightman, Carreras, Juan Diego Flores, etc), além do mais, os que nascemos entre os anos 70 e 80 NUNCA deixaremos de escutar os clássicos dessa época, como é o caso do U2 (ainda que esse é dos 70), Caetano Veloso, Roberto Carlos, Paralamas do Sucesso, etc. Essas músicas nunca deixarão de estar no nosso coração. Por outro lado, qualquer um que saiba um pouco de música estará de acordo que a música sintética, por melhor que seja, NÃO substitui a musica natural dos instrumentos. Um bom músico pode investir 2000 dólares para comprar um violão (existem alguns mais caros ainda) porque sabe que o som que sai dele é infinitamente melhor que um sintetizador. Por outro lado, por mais que nós podemos puxar da internet músicas, um formato mp3 não é igual que um CD gravado em estúdio. A diferença é gigantesca (só temos que colocar o som em boas caixas de som, a uma altura determinada, e veremos como os graves se distorcem no mp3).
    Sobre a estética, estou completamente de acordo com o que fala da gastronomia, porém não como um prazer “atrasado”, senão com uma grande mistura de sabores, onde as cozinhas internacionais de grande qualidade (como a peruana) sairão adiante (olha o turismo gastronômico que nós temos no Peru e você percebe o que eu estou falando).
    Outra coisa que acho que não vai funcionar, ainda que muitos tentam fazer isso são os kits de ginástica em casa, sobretudo porque as pessoas que praticam esportes percebem a necessidade de um treinador, alguém formado nisso, que o auxilie nos distintos exercícios. Claro está que os que têm dinheiro poderão fazer um maior uso dos “personal training”, coisa que já sucede na atualidade.
    Carmen Bautista

    ResponderExcluir
  23. Sobre o artigo do JB

    Sobre o futuro tecnológico, ainda que impressionante, não vejo algo que não possa ser feito nesse sentido, ainda que sinceramente, acho que será mais incrível do que imaginamos (penso que nossa visão do futuro é mais ou menos a mesma que tentamos representar faz anos atrás nas telas do cinema, como o “ Jornada nas Estrelas”; se olhamos agorinha esse filme veremos que os computadores são muito diferentes, além do mais, a tecnologia busca outros fins... o de ocupar menos espaço, por exemplo)
    Eu acho que os livros por internet, ainda que dominem o mercado, não substituirão os livros de papel. Sei que existe tecnologia de telas de computador que imitam o papel, porém para os que gostam de ler um bom livro sabemos que não é a mesma coisa.
    Tem coisas que poderiam acontecer, porém, perderia o sentido da realidade, por exemplo, as bolas de golfe que cita o artigo... quem quer jogar golfe com uma bola mágica? Somente um tonto, que não gosta do esporte e não quer mostrar a capacidade do homem para superar-se.
    Sobre a genética, o que comentam já é real, feliz e infelizmente. É muito bom em quanto seja usado para buscar curas a doenças mais umas veces pode ser daninho para a sociedade, pois perde de vista no essencial se o centraliza no afã de dominar o mundo. Com essa visão (que muitos já estão tendo, basta olhar a aprovação do aborto nos distintos países como o Brasil e agora em debate no Peru) as crianças com problemas deixarão de existir, e com elas, todos os dons que enriquecem a humanidade, que somente elas podem trazer. Acho que e muito discutível e controvérsia. Podereimos discutir os pro e os contras o dia enteiro e não conseguir chegar acordo disso nosso país.
    Sobre a medicina afirma que será descoberta a cura do câncer e da aids. Como medico creo y quero que isso seja verdade, ainda que a mutação é tão grande que de repente essas doenças e os vírus se modifiquem de modo que sempre teremos que buscar curas. Se não é para essas doenças, para outras serão.
    Se os óculos escaneiam as pessoas para permitir que eu lembre do nome dela, eu o comprarei, ainda que para ser sincera, acho que os óculos sairão do mercado. Por um lado porque com as operações, cada vez mais modernas, posso corrigir a deficiência visual, por outro lado, as lentes de contato, cada vez mais cômodas, poderão substituir os óculos... Ainda que esse tipo de óculos resultaria conveniente para mim que a esta hora já me esqueci até como eu me chamo... rsrsrs
    Boa noite- acho que bom dia!
    Carmen Bautista Altamirano

    ResponderExcluir
  24. Eu aho que É certo algumas das coissas do texto.Mas não tudo.
    É impressionante como é que as coissas mudam em alguns anos.No texto fala de como os cartões de credito serão usados pela genti para fazer compras, não existirá o dinheiro; Isto é certo em algum jeito, hoje é muito usado os cartões de credito como jeito de pago no mundo enteiro mas ainda troco pelo dinheiro.
    Em quanto á economia, esta fica cada vez mais globalizada, mostra de aquelo é os tratados economicos entre paises do outros continentes como Perú, China, Chile, Brasil, Estados Unidos y União Europea.
    A linguagem, o inglês já é a língua hegemônica do mundo, Se você precisa de um melhor emprego, tem que falar o inglês.
    O texto dize que no 2018 a educação on line será o novo jeito para aprender. Agora no 2009 isto é certo, Você pode fazer seu mestrado on line, ter aulas de administração, de inglês, de ingenharia, e outras muitas profissões. Muitas Universidades do mundo fazen aulas on line, e o conhecimento agora é global.
    A disminução da poluição ambiental é un tema muito falado em nossos dias pelas empesas.É preocupante como o ambiente fica cada vez mais doente, e os responsavels somos nós. Eu acho que no 2018 o problema principal será a poluição ambiental.

    Finalmente, Acredito que muitas das coissas descritas ficarom certas em algum jeito, mas ainda muitas coissas estam em proceso, é muito posivel que em cinco anos mais isto será realidade.

    Bom Dia

    Carla Agreda
    Sabados 2° ciclo

    ResponderExcluir
  25. Carla Agreda

    - Eu acho que é

    ResponderExcluir
  26. Previsões para o futuro

    Eu achei muito interessante este texto, e algumas coisas que Joyce escreveu há dez anos atrás já aconteram. Por exemplo, agora o cartão de crédito e mais comun e a maioria das pessoas têm uma e o dinheiro está sendo menos utilizado e a economia já está globalizada porque temos o dólar e o euro em todo o mundo.
    Agora já não há barreira de línguagem as pessoas para serem competitivas, precisam no minimo, ter o inglês como segunda lingua, mas agora outra das linguas que tem muita força é o chinêse, cada vez mais pessoas estão aprendendo lingua e acho que mais pra frente será tão fundamental quanto o inglês.
    Hoje se pode escutar todo tipo de mixtura de músicas, rock com cumbia, regueeton, electrónica, etc. Não tem mais um só estilo e cada nova música que sai todo mundo pode escutar e comprar pela internet não tem mais barreiras para isso. Cada vez se está usando mais o computador para fazer musica, tem programas que tem instrumentos musicais e só com um click se escutam diferentes sons.
    A gastronomia nestes últimos anos está ficando cada vez mais importante e aquí em Lima se pode ver o crescimento das escolas culinária e aceitação que estas têm.

    Em quanto as previsões para 2018, já há coisas acontecendo como as compras e educação pela internet, um pai pode escolher a composição genética dos filhos, com tanta tecnología uma pessoa pode ser encontrada em qualquer lugar pelo celular e as pessoas cada vez mais estão fazendo campanhas maciças contra a depredaçao do meio ambiente.
    Isso de ter brincos capazes de orientar o caminho pela cidade não temos ainda, mas já existem celulares que fazem isso.

    Em minha opinião, eu acho que haverá mais investigações na medicina, cada vez mais a tecnología será parte de nossas vidas, os meios de transporte não precisarão mais de gasolina e poderão voar. Mas, com cada novo avançoe tecnológico que aparece há prós e contras, por isso temos que aproveita-los ao máximo só como ferramentas quando são necessários sem que cheguem a ser completamente parte de nossas vidas.

    Evelyn Maldonado
    2do ciclo - sáb

    ResponderExcluir
  27. Acho interessante que algumas coisas expressas pelo autor, porque se eles são a realidade de hoje, mais outros que não forem preenchidas é possível que no futuro não muito distante,nos seremos capaz de encontrar alguns deles.
    A globalização a abertura de fronteiras faz com que todos falamos uma sò linguagem universal e pela facilidade do dinheiro de plástico são os cartões de crédito.o linguagem e os cartões de crédito são realidades concretas em temos hoje,para o futuro temos que ser capaz de se adaptar a este mundo em mudança constante.

    Lisseth Lipa
    2ciclo-Sábados 9 ate 12hrs

    ResponderExcluir
  28. Eu estou acordo com o texto sobe as ideas sobe o futuro, são predicões que em nossos tempos estão sucediendo.
    O desarrollo tecnología a sido muito importante, porque a permitido às nações comunicar-se e intercambiar conocimientos, costumes, etc.
    Em nossos tempos o ingles è um dos idiomas importantes para comunicarnos como os extranjeros mas não è o idioma universal.
    Eu meu opinión a tecnología trarão seus pròs e contras porque a tecnología custa sò as pessoas como dinheiro tèm as posibilidades de acceso,os novos descobrimentos no futuro ayudara a prevenir ou curar o cancer e a aids.

    2Ciclo (Sabados 9-12)

    ResponderExcluir
  29. Liza Gamero Paz
    Quando apareceu a televisão muitas pessoas acharam que a rádio desapareceria, mas não foi assim. O mesmo passou com o livro e a internet. Se bem que o uso da rádio e livro diminuiu, os novos inventos não os substituem completamente, hoje nós usamos tanto a rádio, o livro, como a televisão e a internet. O mesmo passa com os cartões de crédito e a moeda local, os instrumentos musicais e os sintetizadores, a academia e os kits de ginástica em casa. Todos sobrevivem de acordo às necessidades das pessoas. Com o inglês sucede algo parecido, nós utilizamos o inglês internacionalmente mais localmente continuamos falando nossa língua.
    2 Ciclo (Sábados 9-2)

    ResponderExcluir
  30. Eu acho que algumas de essas ideas sobre o futuro já são uma realidade, a tecnologia estão cambiando nossas formas de viver; muitas cosas se pode fazer por internet: comprar, fazer amigos, procurar informacão, falar con nossas familias, trabalhar desde casa. A tecnologia e as linguas ñao serão problema. Mas eu penso que lembraremos con saudades os tempos onde as pessoas tinham mais tempo pra desfrutar de fazer as coisas como sair de compras, caminhar pelos parques e de ter contacto com a naturaleza.
    2 Ciclo (sábado 9 - 12)

    ResponderExcluir
  31. Desde a publicação deste artigo no Jornal do Brasil há passado quase onze anos, e posso concluir que, muitas dessas tendências em a tecnologia as estamos vivendo em vários aspectos de nossas vidas sem perceber nossas vidas são invadidas diariamente com as novas tendências e tecnologias.
    Estamos perto de 2010, muito do que você leu neste artigo não nos torna estranho, mas alguns outros, infelizmente, parecem que nunca vai chegar como a cura parado câncer e da AIDS. Este é um mundo em mudança e corre do dia a dia, só podemos acostumar com isso.

    ResponderExcluir